Latest Blogs

Otimismo em relação às startups brasileiras de logística

Estou envolvido em quatro empresas brasileiras do segmento de logística que estão em estágio inicial: Athenas, CargoX, Comprovei e Mandaê (no final desse post há uma pequena descrição e links para essas empresas).

Com a economia instável, aliada aos escândalos políticos e de corrupção que impedem a recuperação do país, investir em startups brasileiras parece uma decisão arriscada – mais arriscada do que investir em qualquer empresa na fase inicial.

E, ainda assim, estou muito otimista, e as startups de logística que investi e assessoro estão indo bem.

Mas isso não é coincidência. Os mercados emergentes estão cheios de problemas logísticos, e o Brasil possui um cenário de oportunidades e desafios logísticos quase perfeito.

Em logística, nos empenhamos para atender nossos clientes por meio de ganhos em produtividade e desempenho. Nos momentos ruins, isso pode ser a diferença entre resultados ruins e desastrosos. Em momentos bons, essas eficiências aumentam.

Então, por que o Brasil, mesmo com todos esses desafios extras? Porque soluções logísticas são ideais em ambientes nos quais certas situações prevalecem, como:

Alta fragmentação: onde há alta fragmentação, há também complexidade. Complexidade é algo inerente às soluções logísticas – processo e padronização, alinhamento de vendedores e fornecedores, foco – e todos esses fatores transformam a gestão da fragmentação em um produto manejável e coerente. No Brasil, existe uma fragmentação geográfica – o país é grande, com diversas zonas econômicas. O transporte por caminhões é fragmentado – cerca de 650 mil operadores autônomos, 127 mil empresas de transporte de carga.

Rompimento de oportunidade: onde há intermediários e processos manuais, as soluções logísticas podem simplificar, renovar o processo e automatizar. No Brasil, ainda há muita burocracia regulamentar e, em muitos casos, transmissão de autoridade, assinaturas, selos… No transporte, “agentes” estão entre os proprietários de transportadoras e os caminhoneiros, cobrando comissões para facilitar o abastecimento com demanda. Muito disso é feito por telefone, em quiosques localizados em estacionamentos de caminhões. Automação e desintermediação são oportunidades primordiais aqui, gerando economia de custo e tempo, além de produtividade.

Falta de multimodalismo: quando a escolha por transportes é limitada, surge a complexidade do serviço. No Brasil, mais de 90% das cargas de contêiner são transportadas por caminhões, já que não existe uma rede ferroviária viável. Isso cria um déficit de escolha e um excesso de problemas logísticos e de custo, além de congestionamentos e disponibilidade de ativos, ou seja, complexidade.

Infraestrutura: o Brasil possui grandes problemas de infraestrutura relacionados à malha de estradas. Trajetos longos com infraestrutura precária e alto congestionamento urbano. Isso gera custos, atrasos e problemas no serviço de entrega.

Incerteza: opções logísticas limitadas criam incertezas. Quando há problemas na cadeia de suprimentos (como greves e picos de alta demanda), a falta de escolha cria uma ruptura.

Tudo o que foi mencionado anteriormente se traduz em altos custos logísticos para facilitar o comércio e em uma diminuição de expectativas e escolhas no padrão do serviço.

O Brasil possui todas as características que levam a disrupção, inovação e padronização, além da produtividade que vem em seguida. Adicione a isso o tamanho do país, a população de 210 milhões de pessoas – com uma das maiores adoções de internet móvel no mundo – e startups de logística que oferecem um bom produto estão bem posicionadas. E quando essas startups prosperam durante a recessão brasileira, terão um valor exponencial quando o Brasil virar o jogo. E esse jogo irá virar.

Comprovei – fornece rotas de planejamento e gerenciamento last mile para empresas que têm diversas entregas além de um único caminhão (pense em empresas farmacêuticas e de bebidas, que entregam para diversas lojas em uma única rota). Com base em planejamento e dados de rotas, em conjunto com recursos eletrônicos inovadores de entrega, a Comprovei oferece um TMS bolt-on, ou seja, um sistema de gerenciamento de transporte autônomo de planejamento, execução e otimização.

www.comprovei.com

Cargo X – Um intermediador eletrônico de caminhão que otimiza a demanda do embarcador e a oferta do caminhoneiro. Com base em ativos e dados de demanda, junto de algoritmos de rota, a CargoX está desintermediando um processo manual, fragmentado e ineficiente. A CargoX trabalha com dados em tempo real, otimizando embarcadores e caminhoneiros, dessa forma pode criar cenários eficientes de oferta e demanda por meio de planejamento de rota e triangulação.
https://cargox.com.br

Mandaê – Está revolucionando a indústria de entregas domésticas que atormenta o país, decorrente da falta de escolha, das incertezas e das opções de serviços. A Mandaê disponibiliza aos e-commerces um inovador serviço de entregas, que impulsiona a imensa rede brasileira de fornecedores pela cadeia logística, oferecendo aos consumidores os benefícios de seus preços escaláveis.
https://www.mandae.com.br/

Athenas – É um sistema inovador de Gestão Operacional de Terminais de Cargas que resolve a carência de soluções tecnológicas modernas em 90+% de terminais de contêineres, grãos e líquidos do mundo inteiro. Em um ambiente de grande fragmentação de operadores terminais, com processos manuais e altos custos de tecnologia de legado, Athenas fornece preços acessíveis por meio de um modelo SaaS (software as a service), com soluções de produtividade baseada em algoritmos, conectividade IOT e fluxo automatizado.

http://athen.as/en/

Hans HicklerOtimismo em relação às startups brasileiras de logística